Blog

12 crenças sobre dinheiro que podem estar bloqueando sua abundância

Dinheiro é uma energia, que nos ajuda a viver nesse plano. Ele é um meio, não um fim. Serve para obtermos o que de fato queremos. Você não quer dinheiro, você quer o que ele pode te proporcionar! Por isso é importante que o dinheiro transite na sua vida (como dito, ele é uma energia, então deve estar em constante movimento).

Só que existem muitas crenças erradas a respeito do dinheiro, e elas te mantêm com dificuldades financeiras! Por isso nesse post vamos te ajudar a entender algumas delas!

  1. O dinheiro é a raiz de todo o mal

Essa é uma das mais comuns… Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, de alguém que ficou “arrogante” depois que ficou rico (adquiriu poder), é uma história bem comum até em filmes. Só que as pessoas associam esse comportamento ao dinheiro, o problema é: o dinheiro é uma energia, lembra? Por tanto, não é bom nem mal! O que acontece é que as pessoas sempre tiveram essas inclinações negativas, o dinheiro só fez as máscaras caírem. Isso significa também que uma pessoa generosa, fica mais generosa! 😉

  • Eu tenho que economizar (ou gastar) cada centavo que ganho

É mais comum do que parece ter uma dessas crenças. Comumente, um dos cenários possíveis é o seguinte: se origina na infância, quando a pessoa presencia os pais com dificuldades financeiras, que acabam em privações ao longo da vida. Daí podem existir os caminhos: o indivíduo vira um gastador (torra tudo rapidamente, porque acha que precisa compensar o que não pode aproveitar no passado) ou um poupador compulsivo (nunca desfruta, por medo de ficar sem dinheiro).

Olha, para usar dinheiro você precisa de um planejamento! E poupar dinheiro não é um problema; para atingir certos objetivos devemos fazer isso. A questão é: o motivo para economizar. Se você guarda dinheiro porque tem medo de passar necessidade, esse é um motivo que te mantem longe da prosperidade!

  • Eu sou pobre e me orgulho disso

Primeiro, usar o verbo “ser” te limita a não enxerga outra opção. Você não “é” pobre, você apenas “está” (temporariamente) lidando com desafios financeiros. (OBS.: Procure não associar sua pessoa à características negativas. Você não “é” feia, burra ou fraca. Só está passando por uma fase em que está tendo essa sensação! 😉)

E, segundo, é sério, muita gente tem orgulho de ser pobre… Tudo bem você reconhecer sua força e os sacrifícios que fez. O ponto é: isso te segurar, o orgulho te cegar e te impedir de querer algo melhor para si!

  • Eu tenho que ser punido por erros do passado (pobreza como punição)

Sim, todos nós erramos e a Lei de Causa e Efeito governa sobre nós, mas isso não significa que não podemos fazer melhor daqui para frente! Esse tipo de crença normalmente está presente apenas no sistema de quem se arrependeu do que fez, e isso já é um ótimo indício! Porque significa que você tem consciência que não deve repetir aquele erro, então fica mais fácil de pensar em outras formas de agir.

Você não pode mudar o passado, então, ao invés de se autopunir, use essa energia para fazer do Mundo um lugar melhor!

OSB.: Essa crença pode se originar de vidas passadas.

  • Eu não mereço

Essa tem várias linhas possíveis. Uma delas se baseia no pensamento coletivo que para ser rico você precisa ser extraordinário… Sim, alguns dos grandes bilionários têm características bem impressionantes, mas eles não são super-heróis. Você é mais parecido com eles do que imagina.

Outra possibilidade, bem mais comum, é de quem ouviu muito dos pais que eles não podiam pagar por determinada coisa. Então a pessoa acaba achando e aprendendo que “não merece” certas poses ou experiências.

  • Eu ganho dinheiro

Você só ganha dinheiro se alguém chega sem motivo e te dá ele. No seu emprego, você FAZ dinheiro. Isso porque você troca suas habilidades por dinheiro. Ou seja, você transmuta uma energia em outra.

E também aprenda a trocar “gastar” por “usar”. Quando você diz que “usa o dinheiro”, seu cérebro fica mais consciente que do que está fazendo com a quantia.

  • Pessoas ricas são motivadas por ganância

Como já foi dito, o dinheiro apenas remove uma máscara, a pessoa já era gananciosa antes. Mas se você coloca todos os ricos no mesmo saco, você não vai querer ser um deles! É o mesmo que, por exemplo, generalizar que “pessoas pobres são mal-educadas”…

E atenção: isso serve para qualquer característica negativa. Ex.: Pessoas ricas são vaidosas / arrogantes / más / se aproveitam dos outros / etc. Ou seja, é melhor não generalizar!

  • Eu tenho medo da responsabilidade do sucesso

“Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”. É, o tio do Homem-Aranha estava certo! Sucesso traz novas responsabilidades, que são naturalmente mais complexas que as anteriores. Mas você precisa ter em mente uma coisa: não são só as responsabilidades que mudam, você também muda! Isso significa que você cresce e desenvolve as habilidades para lidar com as novas demandas!

  • É errado cobrar pelos meus serviços

Essa é muito frequente entre terapeutas! Pensa com a gente: você não teve que investir dinheiro nos cursos? Não investiu em livros e materiais didáticos? Palestras, eventos? Não foram horas e mais horas aprendendo? Então, no que se difere de outras profissões?!?! Aprenda a cobrar!

E dica extra: aprenda a cobrar dos seus familiares folgados! Sério! Fazer um favor aqui ou ali para alguém não é problema, faça sim e sem esperar nada em troca. A questão é quando a pessoa se aproveita de você! Diga “não” para esses sanguessugas!

Lembre-se: as pessoas não pedem para quem tem tempo, elas pedem para quem resolve!

  1. Para obter sucesso você tem que pisar nos outros

Na verdade, vai longe quem sabe fazer amigos – network é tudo! Se você sai pisando em todo mundo essa energia mais cedo ou mais tarde vai voltar para você!

Estude a biografia de algumas pessoas que você considera ter sucesso, veja o que os amigos e funcionários dessas pessoas dizem sobre elas. Você vai encontrar bons exemplos! (Mas sim, todos vão ter defeitos, porque são tão humanos quanto qualquer um de nós!).

Ah, lembrando que não existe essa coisa de o chefe é um tirano e o empregado é uma vítima. A maioria dos empregados que se colocam nesse lugar não fazem nada para melhorar a situação ou mudar de emprego!

Preste atenção no seguinte: Você é tratado como ensina os outros a te tratarem! E encontra pessoas que servem de instrumento para que você aprenda algo!

  1. Eu irei perder minha família e meus amigos se for rico
  1. Ou a família e amigos não te apoiam.

Às vezes, eles nem fazem por mal, só estão preocupados com você baseados nas suas próprias crenças. E bem, isso pode ser desafiador, mas você precisa fazer o que é melhor para você! Respeite o ponto de vista deles, não perca tempo se não quiserem te ouvir, e “faça o seu”!

  • Ou você sente que vai ser muito diferente deles

É, talvez seja mesmo! Isso não significa que você está errada(o), nem certa(o), apenas que você quer fazer diferente! E tudo bem! Romper com padrões familiares é um percurso que costuma apresentar resistência, mas faz parte do movimento de expressar sua individualidade. 

  • Ou você tem medo de ficar sem espaço para eles na sua vida

Isso é muito aquele “tudo ou nada” de filme: você só pode ter “sorte no amor ou no jogo”. Ou você escolhe amor, ou carreira. Isso é mentira! Você não precisa sacrificar uma parte de você em detrimento da outra.

Indivíduos maduros e sadios usam uma área para fortalecer a outra. Sua família e amigos são uma motivação e força para você tanto quanto seu trabalho é uma forma de você ajudar o mundo e te proporciona realizações. E vice-versa!

  1. A vida tem que ser difícil

A vida é movimento constante. Altos e baixos. Ela não é dura, vão haver desafios, mas momentos divertidos e tranquilos também. Não resista ao movimento. Apenas flua!

Esperamos ter ajudado! Lembre-se: a vida é abundante e você merece ser feliz e realizar seus sonhos!
Quer saber mais sobre o assunto? Indicamos o DVD Manifestação e Abundância. Veja aqui na nossa loja!

Como você chegou até aqui, pode deixar nos comentários sugestões de temas!

E compartilha com alguém que você sente que pode estar precisando ler isso! 😉

Related Posts

2 thoughts on “12 crenças sobre dinheiro que podem estar bloqueando sua abundância

  1. Débora da Silva Ferreira disse:

    Olá gostaria de receber sempre o material de vocês, quero saber sobre os curso de meditação! Gratidão 🙏

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *