Blog

Ciclo Menstrual e as fases da Mulher!

Uma característica base diferencia os corpos femininos dos masculinos: a capacidade de gerar outro ser dentro dele! E, bom, seres com úteros são lembrados disso todo mês por boa parte da vida…

Mas observe o poder nisso: sangram todo mês, durante alguns dias, e não morrem! É incrível!

Entretanto, quem não entende como seu ciclo menstrual funciona fica refém em seu próprio corpo e não utiliza ao máximo seu potencial, justamente por não saber o que está acontecendo internamente.

Então vamos clarear essa questão!

O Ciclo

A duração do ciclo menstrual pode variar de 23 e 35 dias, mas a média é de 28, assim como o ciclo lunar. O ciclo se inicia no primeiro dia de sangramento e termina no dia que antecede o novo sangramento. E é composto por: Fase Lútea (período menstrual), Fase Folicular (pós-menstruação), Fase Ovular (período fértil) e Fase Folicular II (pré-menstruação, fase da TPM, que vai até o primeiro dia do próximo ciclo menstrual).

Como dito há uma correspondência entre a quantidade média de dias do ciclo menstrual e do lunar, e como nada é por acaso, podemos correlacionar os aspectos das fases da Lua com nossas fases mensais.

Período Menstrual | Fase Lútea – Lua Nova. Inverno. Anciã.

A fase da mulher sábia, do silêncio, da introspecção, de “se voltar para o interior”. Nosso corpo está muito mais sensível, por isso podemos nos conectar de forma especial com ele e com as mensagens que transmite, assim a interação com o exterior pode chegar a ser incômoda. Nesta fase instinto e intuição são aguçados e naturalmente buscamos o descanso para repor nossas energias.

Pós-Menstruação | Fase Folicular – Lua crescente. Primavera. Donzela.

Aqui temos a renovação de nossas forças, com um aumento da energia física, é uma ótima fase para realizar exercícios físicos. Além disso, são dias ideais para iniciar projetos, pois os pensamentos são mais claros; há uma alta capacidade analítica, de concentração e de planejamento, com as emoções mais estáveis e mais autoconfiança!

Período Fértil | Fase Ovular – Lua Cheia. Verão. Mãe.

A fase mais expressiva, sociável, empática e radiante. É fértil em todos os aspectos: para dar vida a projetos pessoais e profissionais. Aqui a libido está a todo vapor. Há mais produção de feromônios, substâncias que são exaladas pelo corpo com a finalidade de atrair e excitar o parceiro. E percebemos o aumento da secreção vaginal, que parece clara de ovo e é meio elástica, sem odor forte. Nessa fase a mulher tende a ter mais vontade de curtir, sair com os amigos, produzir no trabalho, conversar.

Pré-Menstruação, TPM | Fase Folicular II – Lua minguante. Outono. Feiticeira.

Hora do detóx em nossas vidas, de liberarmos espaço para o velho ir e o novo vir, de revisar e analisar. Estamos novamente orientadas “para o interior”. Também se reduz a capacidade de concentração e a memória. Tudo que aparece nessa fase vem do nosso inconsciente. Nos deparamos com tudo aquilo que ocultamos – nossas sombras, nossos medos, nossas negligências. É uma espécie de luto por não termos gerado a vida. Mas uma fase que nos permite evoluirmos muito pessoalmente.

Lembrando que a mulher não necessariamente menstrua de acordo com as fases da Lua, mas reconhecemos os arquétipos destas dentro dos ciclos.

Respeitar nossos corpos, nosso ciclo e acolher nossas mudanças hormonais são grandes passos para viver de forma mais saudável e consciente.

Se isso te ajudou, compartilha com uma amiga! 😉

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *