Blog

Os Quatro Elementos da Natureza

Na tentativa de explicar qual a natureza da matéria, surgiram várias teorias. Uma delas, criada na Grécia, dizia que tudo que existe no universo seria composto por quatro elementos principais. Surgiu aí a teoria dos quatro elementos: Ar, Fogo, Água e Terra. Esses são definidos por duas qualidades: são quentes ou frios e úmidos ou secos.

https://www.youtube.com/watch?v=MDXd-AXzQVg


As 4 qualidades


QUENTE: ação, assertividade, agressividade, autoritarismo, tensão, rapidez, expansão, movimento, impulso.

FRIO: lentidão, distanciamento, passividade, falta de vitalidade, paciência, cautela, segurança, cuidado, conservação, silêncio, observação, reflexão.

SECO: tensão, dificuldade, resistência, rigidez, dor, nervosismo, irritação, sinceridade, severidade, teimosia, insensibilidade.

ÚMIDO: passividade, compreensão, mudanças, sensibilidade, esperança, libertação, prazer, receptividade, fluidez, submissão, ingenuidade.


Tendo isso em mente, aí vai a descrição de cada elemento!


FOGO: quente e seco. Entusiasmo, impulsividade, criatividade, sexualidade, expansão, calor, coragem, vontade de lutar, dominar e conquistar, aventura, lado artístico. É como uma força destruidora e energética, que traz transformação por onde passa. O símbolo do elemento Fogo é um triângulo apontando para cima, representando o desejo de subir. Signos de Fogo: Áries, Leão e Sagitário.

TERRA: frio e seco. Representa estabilidade, praticidade, introspecção, passividade, empatia, calma, resiliência, realismo, sensualidade, prazer, segurança material ou sentimental, produzir, manter, construir, limitar. Seu símbolo é um triângulo apontado para baixo com uma linha através dele. O triângulo descendente representa que a Terra úmida procura descer, mas seu componente seco bloqueia sua total descida. Signos de Terra: Touro, Virgem e Capricórnio.

AR: quente e úmido. Mental, intelecto, comunicação, transmitir, agitar, mobilizar, fomentar, purificar, instabilidade, imprevisibilidade, volátil. O símbolo do seu elemento é um triângulo apontando para cima com uma linha horizontal através dele. O triângulo ascendente representa que é quente e procura ascender, mas o componente úmido bloqueia sua subida total. Signos de Ar: Gêmeos, Libra e Aquário.

ÁGUA: frio e úmido. Emoção, sensibilidade, flexibilidade, nutrição, paciência, , empatia, imaginação, sonhos, arte, intuição, refrescar, tonificar, limpar, acalmar, proteger, diluir, vulnerabilidade. O símbolo do elemento Água é um triângulo apontado para baixo, representando seu desejo de descer por conta de suas qualidades frias e úmidas. Signos de Água: Câncer, Escorpião e Peixes.


E você, com que elemento se identifica mais?

Quer aprender como desenvolver a habilidade de mudar em todos os níveis: físico, mental, emocional e espiritual? Adquira o livro “ThetaHealing® – Uma das mais poderosas técnicas de cura energética do mundo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *