Hoje nossa lição vem do poder do Ar!
Respirar é uma interação que fazemos a todo momento com o Universo. Nele o ar, esse pulsar de vida, nos preenche e revigora. Entretanto ao longo da vida desaprendemos a respirar. Já que a forma correta se dá com a expansão da barriga, o que possibilita a dilatação do diafragma e gera mais espaço para a entrada de ar nos pulmões.
Esquecemos a melhor forma de respirar provavelmente porque somos culturalmente ensinados que ser magro é um padrão de beleza, então inflar a barriga é visto como algo vergonhoso.
Mas deixando essa crença de lado… É por meio do nosso corpo físico que podemos interagir, nos expressar e sossegar nossas mentes, nos permitindo o estado de presença. Nesse último tópico enquadramos a respiração consciente.
Respirar conscientemente reduz o estresse, promove concentração, acalma e melhorar o sistema imunológico. Além disso, como Buddha defendeu: a meditação com a respiração consciente é um meio de atingir esclarecimento.
Mudar conscientemente seu modo de respirar, manda um sinal ao cérebro de que está tudo bem, e isso o leva a desacelerar o resto do corpo.
Vamos ao exercício:
Observe seu corpo. Relaxe.
Inspire fundo, contando até quatro, expandindo seu abdômen.
Segure o ar contando até quatro.
Expire contando até quatro.
Mantenha os pulmões vazios contando até quatro.
Repita o ciclo.
Mantenha sua atenção na entrada e saída do ar e em como seu corpo reage ao exercício. Caso sua mente vague, ao tomar consciência disso, atenciosamente e sem julgamentos, apenas volte sua atenção para seu corpo.
Lembra-se: ao domar o corpo, você reverberar na mente, e isso é bem mais fácil do que tentar o caminho inverso.
Saiba mais sobre o “Olíbano – Óleo Essencial”, que, além de possibilitar conexão com energias elevadas, é um regenerador físico e mental, melhora a respiração e fortalece o pulmão!